Plantados pelo Senhor

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1.1-3)

Pelo seu infinito amor e misericórdia, Deus abençoa a todos. No entanto, a promessa de prosperidade é apenas para os que Lhe obedecem. 1

O salmista compara o servo do Senhor á uma árvore, cujas raízes são alimentadas por um rio que a sustenta, tornando-a frutífera e próspera. O rio representa o Espírito Santo e a água, o elemento da purificação ou santificação.  2

A santificação é um processo progressivo na vida do cristão a qual é intermediada pelo Espírito Santo, que mediante a Palavra de Deus, ensina, consola, intercede e exorta os servos do Senhor sempre visando o bem. Portanto, a água também pode tipificar a Palavra de Deus. 3

Esta árvore é diferente das demais, pois possui folhas que não caem. As folhas representam a fé e, enquanto o cristão for guiado pelo Espírito e alimentado pela Palavra de Deus, se mantém firme e renovada.

“… não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” (Rm 1.16-17)

O homem que teme ao Senhor busca seguir os ensinamentos dEle e, mesmo possuindo fraquezas, não possui satisfação em viver sem a comunhão com o Espírito Santo. Então, se afasta de qualquer prática que O desagrade.

“O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.” (2 Tm 2.19) 

A  glória de Deus, mediante o Espírito, transforma o caráter do homem semelhante ao de Cristo e, assim como a aquela árvore plantada pelo Senhor, será visto pela sociedade como alguém diferente.

Deus é o provedor, o amparo e o fim de tudo o que existe. Logo, por mais que uma boa árvore não produza frutos por si mesma, consegue viver em toda sua essência sustentada pelo Senhor. Similarmente, o homem que possui o Espírito de Deus tem acesso a plenitude da bênção divina. 4

As Escrituras Sagradas diz que todos os filhos de Deus foram criados para a glória dEle e tudo em nossa vida deve ser dirigido para a manifestar.  Portanto, todos nossos atos e pensamentos devem glorificar ao Senhor. 5


“E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Ef 4.23-24)


A vida do cristão deve ser entregue ao curso do Espírito e  enraizada na Palavra de Deus !

“Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o Senhor é reto.” (Sl 92.13-15)

 

A paz do Senhor!

 

Referências:

  1. Lm 3.22; Rm 5.8
  2. Jo 7.37-39; Ef 5.6
  3. Jo 14.16-17; Rm 8.27
  4. Sl 1.1-3; 135.6; 1 Co 6.19
  5. Is 43.6-7; Rm 11.36; 1 Co 10.31

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Publicado por

Gisele

" É necessário que Ele cresça e que eu diminua." (Jo 3.30)

Um comentário sobre “Plantados pelo Senhor”

  1. Para podermos enxerga com olhos espirituais, devemos pedir a Deus e buscar através das escrituras e oração, buscando um relacionamento mais íntimo com Deus.
    Só assim, saberemos discernir espiritualmente, guiado pelo Espírito Santo.
    A paz do Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *